Papagaio verdadeiro
Características
O papagaio-verdadeiro, é bem encorpado, possui o corpo verde, face amarela, testa azul, coberteiras amarela e vermelha e rêmiges secundárias azuis e vermelhas. Possui enorme capacidade de fala. Considerado um dos animais mais inteligentes, é brincalhão e apreciador da interação humana. Gosta de ser o centro das atenções. Geralmente se identifica com um indivíduo da casa e o escolhe, criando uma afinidade maior por essa pessoa.
Dados Técnicos
Tamanho: Aproximadamente 36cm
Peso: 260 a 450g
Longevidade: Em média 60 anos
Nível de Ruídos: Médio
Capacidade de Fala: Alta
Maturidade Sexual: Entre 4 e 5 anos
Diferença Sexual: Não possui. Detectável apenas com o
exame de DNA
Postura: 3 a 4 ovos
Tempo de incubação: 28 dias
Taxonomia
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Gênero: Amazona
Espécie: Amazona aestiva
Subespécie: Amazona a. aestiva e Amazona a. xanthopteryx
Distribuição Geográfica
Amazona aestiva aestiva: Leste do Brasil, de Pernambuco e sul do Pará a oeste de São Paulo e sul do Mato Grosso. Amazona aestiva xanthopteryx: Sul do Mato Grosso e oeste do Rio Grande do Sul, Brasil, norte e leste da Bolívia e Paraguai a norte da Argentina.
Hábitos
Habita florestas úmidas, savanas, floresta de galeria, áreas cultivadas com árvores e matas com palmeiras, até 1.600 m. Comum em casais ou bandos. Macho e fêmea voam tão juntos um do outro que o casal parece ser uma grande e fabulosa ave de quatro asas, o que se observa inclusive quando estão em bando. A melhor defesa que possui é ficar imóvel e calado. É frequentemente “canhoto”, razão pela qual o pé esquerdo é melhor desenvolvido. Boceja ocasionalmente. Para dormir reúne-se em bandos.
Costuma reproduzir em buracos de rochas erodidas ou em barrancos. Os filhotes permanecem no ninho por cerca de 2 meses. O período de reprodução é de setembro a março.
Dieta
Alimenta-se de sementes e frutos.
Recintos
Para saber qual o espaço ideal para a ave, deve-se levar em consideração os seguintes critérios:
• Espaço amplo que abrigue além da ave, seus objetos (potes, poleiros e brinquedos) e permita o trânsito entre os poleiros sem obstáculos.
• Possuir portas amplas, principalmente se a ave for mansa, facilitando a retirada da gaiola
• Ser funcional no processo de limpeza e manutenção e que não apresente riscos de fuga.
Medidas ideais: *Gaiola: Larg 0,65 x Prof 0,60 x Alt 1,80 / * Viveiro: Larg 1,50 x Prof 2,50 x Alt 2,00. Deve ser de aço e em formato retangular (para que a ave reconheça o espaço), ter recebido tratamento anti-ferrugem, e serem pintadas com tintas de alta resistência (processo eletrostático), para não lascarem com facilidade. Deve conter bandejas aparadoras de sujeira nas laterais, bandejas de limpeza bem abaixo das grelhas para manter a ave longe dos excrementos, evitando a contaminação. Os poleiros devem possuir espessura compatível ao tamanho do pé da ave, ou seja, ao subir no poleiro, a ave não pode fechar o pé totalmente, nem deixá-lo muito aberto.
As informações contidas nesse guia não dispensam os cuidados veterinários!
Todos os direitos reservados a PET SAFARI, vedado a reprodução total ou parcial dessas informações sem a expressa autorização dos seus idealizadores.