top of page

Agapornis

Características

Os Agapornis são pequenos periquitos africanos caracterizados pela variedade de espécies e cores diferentes. Somente quando estão em casais é que compreendemos o porquê do famoso apelido “Lovebirds”, pois são amorosos e afetuosos uns com os outros. São curiosos e inteligentes, por isso são bem fáceis de treiná-los para fazerem truques simples, mas para isso aconselhamos adquirir um exemplar bem filhote e alimentar manualmente para condicioná-lo. Outro fator importante em relação aos agapornis é a capacidade de fuga, se a malha da gaiola não for respeitada o mesmo poderá se espremer até escapar, bem como muito cuidado ao abrir à gaiola.

Dados Técnicos

Tamanho: Aproximadamente 10cm

Peso: 28 a 58g

Longevidade: Em média 30 anos 

Nível de Ruídos: Médio

Capacidade de Fala: Baixa

Maturidade Sexual: Entre 1 e 2 anos

Diferença Sexual: Não possui. Detectável apenas com o exame de DNA

Postura: 4 a 6 ovos

Tempo de incubação: 23 dias

Taxonomia

Classe: Aves 

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Gênero: Agapornis

Espécies: Agapornis roseicollis, Agapornis cana, Agapornis taranta, Agapornis swindernia, Agapornis fischeri, Agapornis roseicollis, Agapornis lillianae, Agapornis nigrigenis, Agapornis personata

Distribuição Geográfica

Agapornis roseicollis: Sudoeste da África (sul da Angola e Namibia, sul a norte da Provincia do Cabo).

 

Hábitos

Na natureza os agapornis vivem em bandos. Eles, muitas vezes, formam um vínculo com um companheiro que se estende para toda a vida, mostrando uma grande lealdade e carinho com sua família. Se você demonstrar afeto com seu pássaro, receberá a mesma lealdade de seus amiguinhos. Eles são muito sociais, seja com os donos ou então com outras aves.

Dieta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recintos

Para saber qual o espaço ideal para a ave, deve-se levar em consideração os seguintes critérios:

• Espaço amplo que abrigue além da ave, seus objetos (potes, poleiros e brinquedos) e permita o trânsito entre os poleiros sem obstáculos.

• Possuir portas amplas, principalmente se a ave for mansa, facilitando a retirada da gaiola

• Ser funcional no processo de limpeza e manutenção e que não apresente riscos de fuga.

Medidas ideais: *Gaiola: Larg 65 x Prof 60 x Alt 1,80 / * Viveiro: Larg 2,00 x Prof 0,80 x Alt 0,80. Deve ser de aço e em formato retangular (para que a ave reconheça o espaço), ter recebido tratamento anti-ferrugem, e serem pintadas com tintas de alta resistência (processo eletrotástico), para não lascarem com facilidade. Deve conter bandejas aparadoras de sujeira nas laterais, bandejas de limpeza bem abaixo das grelhas para manter a ave longe dos excrementos, evitando a contaminação. Os poleiros devem possuir espessura compatível ao tamanho do pé da ave, ou seja, ao subir no poleiro, a ave não pode fechar o pé totalmente, nem deixá-lo muito aberto.

As informações contidas nesse guia não dispensam os cuidados veterinários!

Todos os direitos reservados a PET SAFARI, vedado a reprodução total ou parcial dessas informações sem a expressa autorização dos seus idealizadores.

bottom of page