Arara vermelha
Características
A arara-vermelha possui coloração vermelho-intenso, com penas verdes e azuis nas asas e cauda, face composta por fileiras de pequenas penas e a parte superior do bico é clara. Espécie extremamente sociável, possui a fala clara, podendo desenvolver um grande vocabulário.
Dados Técnicos
Tamanho: Aproximadamente 90cm
Peso: 1050 a 1320g
Longevidade: Em média 90 anos
Nível de Ruídos: Alto
Capacidade de Fala: Alta
Maturidade Sexual: A partir de 5 anos
Diferença Sexual: Não possui. Detectável apenas com o exame de DNA
Postura: 2 a 3 ovos
Tempo de incubação: 26 dias
Estatuto de conservação: Está ameaçada pela destruição do habitat, perturbação
dos locais de nidificação causada pelas atividades humanas e pela captura
para o comércio ilegal de aves de exóticas. Apêndice II da CITES.
Taxonomia
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Gênero: Ara
Espécie: Ara chloropterus
Distribuição Geográfica
Leste do Panamá, noroeste da Colombia, Venezuela, norte ao centro da America do Sul, leste dos Andes a leste da Colombia, Guianas ao sul do Paraná e Mato Grosso - Brasil, leste do Equador, leste do Peru, Bolivia ao Paraguai, e norte da Argentina. Extinto no sudeste do Brasil.
Dieta
Gosta de se alimentar do fruto do buriti e coquinhos.
Hábitos
Costuma andar em bando ou em pares. Habita a copa de florestas altas, florestas de galeria, campos com árvores isoladas, buritizais e coqueirais, até 1400 m. Hábitos semelhantes ao de outras araras.
Nidificam em pequenas grutas em penhascos e outras áreas escarpadas e, na falta destes, em ocos de árvores. Em um estudo com 25 filhotes, 10 (40%) sobreviveram e deixaram o ninho, 9 (36%) morreram de aparente mal-nutrição e 6 (24%) foram mortos por predadores naturais.
Recintos
Para saber qual o espaço ideal para a ave, deve-se levar em consideração os seguintes critérios:
• Espaço amplo que abrigue além da ave, seus objetos (potes, poleiros e brinquedos) e permita o trânsito entre os poleiros sem obstáculos.
• Possuir portas amplas, principalmente se a ave for mansa, facilitando a retirada da gaiola
• Ser funcional no processo de limpeza e manutenção e que não apresente riscos de fuga.
Medidas ideais: *Gaiola: Larg 85 x Prof 60 x Alt 2,00 / * Viveiro: Larg 6,00 x Prof 3,00 x Alt 3,00. Deve ser de aço e em formato retangular (para que a ave reconheça o espaço), ter recebido tratamento anti-ferrugem, e serem pintadas com tintas de alta resistência (processo eletrostático), para não lascarem com facilidade. Deve conter bandejas aparadoras de sujeira nas laterais, bandejas de limpeza bem abaixo das grelhas para manter a ave longe dos excrementos, evitando a contaminação. Os poleiros devem possuir espessura compatível ao tamanho do pé da ave, ou seja, ao subir no poleiro, a ave não pode fechar o pé totalmente, nem deixá-lo muito aberto.
As informações contidas nesse guia não dispensam os cuidados veterinários!
Todos os direitos reservados a PET SAFARI, vedado a reprodução total ou parcial dessas informações sem a expressa autorização dos seus idealizadores.