Jandaia verdadeira
Características
As Jandaias-verdadeiras possuem o dorso verde oliva, peito laranja, a cabeça bem amarela, uma máscara ao redor dos olhos laranja e bico preto. São conhecidas por serem calmas e muito afetuosas, com seus donos, embora, os sons naturais delas possam incomodar. Muito inteligentes, possuem capacidade de aprender truques simples e algumas palavras. São indicadas principalmente para famílias com crianças e pessoas que moram sozinhas.
Dados Técnicos
Tamanho: Aproximadamente 25cm
Peso: 125 a 140g
Longevidade: Em média 30 anos
Nível de Ruídos: Médio
Capacidade de Fala: Baixa
Diferença Sexual: Não possui. Detectável apenas com o exame de DNA
Postura: 3 a 6 ovos
Tempo de incubação: 25 dias
Estatuto de conservação: Apêndice II da CITES
Taxonomia
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Gênero: Aratinga
Espécie: Aratinga jandaya
Distribuição Geográfica
Nordeste do Brasil, sudeste do Pará, leste do Rio Grande do Norte, sul de Alagoas, Bahia, norte e leste de Goiás. Populações selvagens em Belém, Pará.
Hábitos
Normalmente são observados isoladamente, em pares ou grupos pequenos de 10 a 15 pássaros. Em Pernambuco já foi observado grupo com 40 aves. Não são tímidos, podendo ser distinguido por causa de seu guincho. Seu voo é rápido e direto, freqüentemente voa perto do chão com mudanças súbitas de direção e seu chamado é estridente, especialmente ao voar.
Dieta
Alimenta-se de sementes, castanhas e frutas.
Foto: Wikiaves
Recintos
Para saber qual o espaço ideal para a ave, deve-se levar em consideração os seguintes critérios:
• Espaço amplo que abrigue além da ave, seus objetos (potes, poleiros e brinquedos) e permita o trânsito entre os poleiros sem obstáculos.
• Possuir portas amplas, principalmente se a ave for mansa, facilitando a retirada da gaiola
• Ser funcional no processo de limpeza e manutenção e que não apresente riscos de fuga.
Medidas ideais: *Gaiola: Larg 65 x Prof 60 x Alt 1,80 / * Viveiro: Larg 2,00 x Prof 0,80 x Alt 0,80. Deve ser de aço e em formato retangular (para que a ave reconheça o espaço), ter recebido tratamento anti-ferrugem, e serem pintadas com tintas de alta resistência (processo eletroStástico), para não lascarem com facilidade. Deve conter bandejas aparadoras de sujeira nas laterais, bandejas de limpeza bem abaixo das grelhas para manter a ave longe dos excrementos, evitando a contaminação. Os poleiros devem possuir espessura compatível ao tamanho do pé da ave, ou seja, ao subir no poleiro, a ave não pode fechar o pé totalmente, nem deixá-lo muito aberto.
As informações contidas nesse guia não dispensam os cuidados veterinários!
Todos os direitos reservados a PET SAFARI, vedado a reprodução total ou parcial dessas informações sem a expressa autorização dos seus idealizadores.