Periquitão Maracanã
Características
O Periquitão-maracanã é quase inteiramente verde, com manchas vermelhas na altura do pescoço e possui a parte inferior das asas vermelhas e amarelas, que variam dependendo da idade da ave. São conhecidas por serem ativas e afetuosas com seus donos. Inteligentes e adoráveis possuem razoável capacidade de fala e aprendizagem.
Dados Técnicos
Tamanho: Aproximadamente 32cm
Peso: 125 a 140g
Longevidade: Em média 30 anos
Nível de Ruídos: Médio
Capacidade de Fala: Baixa
Diferença Sexual: Não possui. Detectável apenas com o exame de DNA
Postura: 4 ovos
Tempo de incubação: 24 dias
Estatuto de conservação: Apêndice II da CITES
Taxonomia
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Gênero: Psittacara
Espécie: Psittacara leucophthalmus
Distribuição Geográfica
Aratinga l. leucophthalma: Guianas, nordeste da Venezuela, sudeste de Sucre, Monagas, norte de Anzoátegui e nordeste de Bolívar, a leste da Colômbia, ao sul de Meta, sul do Brasil ao leste da Bolívia, Paraguai e norte da Argentina, sul de Catamarca e norte de Santa Fé e Entre Ríos, e norte do Uruguai. Aratinga l. callogenys: Amazonas, perto da Cordilheira dos Andes, no sudeste da Colômbia, leste do Equador, Peru, noroeste do Brasil, onde encontra-se com a leucophtalmus. Aratinga l. propinquus: Sul do Brasil, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nordeste da Argentina, em Misiones e Corrientes. Aratinga l. nicefori: Conhecida apenas um espécime coletado em Guaicaramo, no Rio Guavio, Meta, Colômbia.
Hábitos
Habitam florestas úmidas, semi-úmidas, pântanos, florestas de galeria e palmares de buriti nas planícies, até 2500 metros. Não frequenta regiões com rios de águas escuras, e em geral encontra-se em terras baixas. Voa em bandos de 5 a 40 indivíduos. Dorme coletivamente em variados lugares.
Os casais nidificam isoladamente em ocos de pau, palmeiras de buriti, paredões de pedra, e também embaixo de telhados de edificações humanas, o que ajuda muito na sua ocupação de espaços urbanos. Mantêm-se discretos quando nidificam em habitações, chegando e saindo do ninho silenciosamente e esperando pousados em árvores até que possam voar para o ninho sem serem percebidos. Como a maior parte dos psitacídeos, não coletam materiais para a construção do ninho, colocando e chocando os ovos diretamente sobre o solo do local de nidificação. Quando nidificam em habitações, costumam roer fios e causar curto-circuitos.
Dieta
O periquitão-maracanã se alimenta principalmente de frutos e sementes.
Recintos
Para saber qual o espaço ideal para a ave, deve-se levar em consideração os seguintes critérios:
• Espaço amplo que abrigue além da ave, seus objetos (potes, poleiros e brinquedos) e permita o trânsito entre os poleiros sem obstáculos.
• Possuir portas amplas, principalmente se a ave for mansa, facilitando a retirada da gaiola
• Ser funcional no processo de limpeza e manutenção e que não apresente riscos de fuga.
Medidas ideais: *Gaiola: Larg 65 x Prof 60 x Alt 1,80 / * Viveiro: Larg 2,00 x Prof 0,80 x Alt 0,80. Deve ser de aço e em formato retangular (para que a ave reconheça o espaço), ter recebido tratamento anti-ferrugem, e serem pintadas com tintas de alta resistência (processo eletroStástico), para não lascarem com facilidade. Deve conter bandejas aparadoras de sujeira nas laterais, bandejas de limpeza bem abaixo das grelhas para manter a ave longe dos excrementos, evitando a contaminação. Os poleiros devem possuir espessura compatível ao tamanho do pé da ave, ou seja, ao subir no poleiro, a ave não pode fechar o pé totalmente, nem deixá-lo muito aberto.
As informações contidas nesse guia não dispensam os cuidados veterinários!
Todos os direitos reservados a PET SAFARI, vedado a reprodução total ou parcial dessas informações sem a expressa autorização dos seus idealizadores.