Arara rubrogenis
Características
Araras de porte médio, verde brilhante no corpo, fronte vermelho-alaranjado, cobertura laranja, algumas penas das asas azuis, o interior das asas amarelo. Nos pés, possui um pequena polaina laranja. Possui um estreito circulo de pele pálida e nua rosada em torno dos olhos. São inteligentes, treináveis e aptas a preder truques. Seu habitat natural original foi degradado pela plantação de cactos e arbustos por séculos, hoje em dia, pastos para cabras, lenhas e carvão vegetal de corte.
Dados Técnicos
Tamanho: Aproximadamente 765cm
Peso: 550 a 650g
Longevidade: Em média 80 anos
Nível de Ruídos: Médio
Capacidade de Fala: Média
Maturidade Sexual: A partir de 5 anos
Diferença Sexual: Não possui. Detectável apenas com o exame de DNA
Postura: 3 ovos
Tempo de incubação: 26 dias
Estatuto de conservação: Apêndice II da CITES
Taxonomia
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Gênero: Ara
Espécie: Ara rubrogenys
Distribuição Geográfica
Sudeste da Bolívia.
Dieta
Sua dieta alimentar na natureza é composta por sementes e frutos que sazonalmente tornam-se escassos fazendo com que consumam plantas de cultivo (milho). Algumas leguminosas como Schinopsis chilensis quebracho e Prosopis e um cacto Cereus, plantações de milho e amendoim.
Recintos
Para saber qual o espaço ideal para a ave, deve-se levar em consideração os seguintes critérios:
• Espaço amplo que abrigue além da ave, seus objetos (potes, poleiros e brinquedos) e permita o trânsito entre os poleiros sem obstáculos.
• Possuir portas amplas, principalmente se a ave for mansa, facilitando a retirada da gaiola
• Ser funcional no processo de limpeza e manutenção e que não apresente riscos de fuga.
Medidas ideais: *Gaiola: Larg 85 x Prof 60 x Alt 2,00 / * Viveiro: Larg 6,00 x Prof 3,00 x Alt 3,00. Deve ser de aço e em formato retangular (para que a ave reconheça o espaço), ter recebido tratamento anti-ferrugem, e serem pintadas com tintas de alta resistência (processo eletrotático), para não lascarem com facilidade. Deve conter bandejas aparadoras de sujeira nas laterais, bandejas de limpeza bem abaixo das grelhas para manter a ave longe dos excrementos, evitando a contaminação. Os poleiros devem possuir espessura compatível ao tamanho do pé da ave, ou seja, ao subir no poleiro, a ave não pode fechar o pé totalmente, nem deixá-lo muito aberto.
As informações contidas nesse guia não dispensam os cuidados veterinários!
Todos os direitos reservados a PET SAFARI, vedado a reprodução total ou parcial dessas informações sem a expressa autorização dos seus idealizadores.