top of page

Ararajuba

Características

As Ararajubas são as aves símbolo do Brasil, a própria coloração diz. O corpo todo amarelo e as rêmiges verdes. Possuem o bico e os pés claros. São extremamente carentes e dóceis. Necessitam de muita atenção diária.

Dados Técnicos

Tamanho: Aproximadamente 34cm

Peso: 270g

Longevidade: Em média 60 anos 

Nível de Ruídos: Alto

Capacidade de Fala: Baixa

Maturidade Sexual: A partir de 4 anos 

Diferença Sexual: Não possui. Detectável apenas com o exame de DNA

Postura: 3 ovos

Tempo de incubação: 26 dias

Estatuto de conservação: Vulnerável - Apêndice II da CITES

Taxonomia

Classe: Aves 

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Gênero: Guaruba

Espécie: Guaruba guarouba

Distribuição Geográfica

Norte do Brasil, sul do Rio Amazonas, Rio Tapajós, oeste do Pará, e Rio Turiaçu, oeste do Maranhão, alto do Rio Madeira, norte de Rondônia e nordeste do Mato Grosso.

 

 

Dieta

Alimenta-se de semente, frutos oleosos, frutas e flores.

 

Hábitos

​Habita a copa de florestas úmidas altas. É bastante social, inclusive no período reprodutivo, vivendo em bandos de 4 a 10 indivíduos. É justamente nas áreas de ocorrência da espécie, que se verificam os mais altos índices de desmatamento na Amazônia para formação de pastagens. Dessa forma, a perda de seu habitat é uma das principais ameaças que colocam em risco a sobrevivência dessas aves. O tráfico de aves silvestres é outro fator que contribui significativamente para redução desses indivíduos na natureza.

Procura árvores altas e ocas para construir seus ninhos, dentro de uma câmara profunda que impeça a ação de predadores, como os tucanos. Nesse local, colocam de dois a três ovos que são incubados por aproximadamente 30 dias, não somente pelos pais, mas também por outros indivíduos do bando. Esses “ajudantes” colaboram ainda no cuidado com os filhotes até que se tornem adultos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recintos

Para saber qual o espaço ideal para a ave, deve-se levar em consideração os seguintes critérios:

• Espaço amplo que abrigue além da ave, seus objetos (potes, poleiros e brinquedos) e permita o trânsito entre os poleiros sem obstáculos.

• Possuir portas amplas, principalmente se a ave for mansa, facilitando a retirada da gaiola

• Ser funcional no processo de limpeza e manutenção e que não apresente riscos de fuga.

Medidas ideais: *Gaiola: Larg 85 x Prof 60 x Alt 2,00 / * Viveiro: Larg 2,30 x Prof 3,00 x Alt 2,00. Deve ser de aço e em formato retangular (para que a ave reconheça o espaço), ter recebido tratamento anti-ferrugem, e serem pintadas com tintas de alta resistência (processo eletrostático), para não lascarem com facilidade. Deve conter bandejas aparadoras de sujeira nas laterais, bandejas de limpeza bem abaixo das grelhas para manter a ave longe dos excrementos, evitando a contaminação. Os poleiros devem possuir espessura compatível ao tamanho do pé da ave, ou seja, ao subir no poleiro, a ave não pode fechar o pé totalmente, nem deixá-lo muito aberto.

As informações contidas nesse guia não dispensam os cuidados veterinários!

Todos os direitos reservados a PET SAFARI, vedado a reprodução total ou parcial dessas informações sem a expressa autorização dos seus idealizadores.

bottom of page