Cacatua alba
Características
As cacatuas-albas são inteiras brancas, possuem o bico e os pés pretos e anel perioftálmico branco. Uma característica marcante, é o movimento de erguer e abaixar que faz com a crista quando estão excitadas ou assustadas. São uma das mais carinhosas e amorosas de toda ordem. Precisam ser tratadas como parte da família. Elas exigem muita atenção, tempo para brincadeiras e diversos brinquedos para bicar. São muito interativas e ótimas companheiras.
Dados Técnicos
Tamanho: Aproximadamente 46cm
Peso: 550g
Longevidade: Em média 80 anos
Nível de Ruídos: Alto
Capacidade de Fala: Alta
Maturidade Sexual: A partir de 5 anos
Diferença Sexual: Sim, quando adultas a fêmea possui a cor da íris dos
olhos castanho avermelhado e o macho castanho escuro.
Postura: 1 a 2 ovos
Tempo de incubação: 28 dias
Taxonomia
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Gênero: Cacatua
Espécie: Cacatua alba
Distribuição Geográfica
Indonésia, norte de Moluccas.
Hábitos
São vistas principalmente aos pares ou grupos pequenos de 3 a 10 pássaros, mas já foram vistos ajuntamentos de até 50 pássaros em árvores de descanso. Preferem árvores altas onde são fáceis de serem identificadas, pois podem ser ouvidas ao longe, normalmente são cautelosas e inabordáveis, seus vôos são poderosos e rápidos, acompanhado por gritos contínuos.
Dieta
São pássaros que possuem bico bem forte e geralmente pesado, permitindo comer todo tipo de castanhas, grãos e mistura de sementes grandes e pequenas como: girassol, milho, aveia, trigo e semente de abóbora. Gostam muito de milho verde, cana de açúcar, cenoura e pepino. Ainda comem também sementes germinadas, várias frutas, verduras e legumes, freqüentemente são seletivas, e ao se alimentar passam a fazer muito barulho.
Recintos
Para saber qual o espaço ideal para a ave, deve-se levar em consideração os seguintes critérios:
• Espaço amplo que abrigue além da ave, seus objetos (potes, poleiros e brinquedos) e permita o trânsito entre os poleiros sem obstáculos.
• Possuir portas amplas, principalmente se a ave for mansa, facilitando a retirada da gaiola
• Ser funcional no processo de limpeza e manutenção e que não apresente riscos de fuga.
Medidas ideais: *Gaiola: Larg 85 x Prof 60 x Alt 2,00 / * Viveiro: Larg 6,00 x Prof 3,00 x Alt 3,00. Deve ser de aço e em formato retangular (para que a ave reconheça o espaço), ter recebido tratamento anti-ferrugem, e serem pintadas com tintas de alta resistência (processo eletrostático), para não lascarem com facilidade. Deve conter bandejas aparadoras de sujeira nas laterais, bandejas de limpeza bem abaixo das grelhas para manter a ave longe dos excrementos, evitando a contaminação. Os poleiros devem possuir espessura compatível ao tamanho do pé da ave, ou seja, ao subir no poleiro, a ave não pode fechar o pé totalmente, nem deixá-lo muito aberto.
As informações contidas nesse guia não dispensam os cuidados veterinários!
Todos os direitos reservados a PET SAFARI, vedado a reprodução total ou parcial dessas informações sem a expressa autorização dos seus idealizadores.