top of page

Periquito australiano

Características

Os periquitos australianos, como o próprio nome diz, são nativos da Austrália, ocorre que nos E.U.A e Inglaterra a prática da criação e apuração da raça de animais é tão comum que deram origem aos chamados periquitos ingleses e americanos, os quais são maiores e imponentes. Esses pequenos e simpáticos periquitos são tão comuns no mundo inteiro.Quando criados manualmente, ficam grudados com seu dono o acompanhando em todas as tarefas diárias.  

Dados Técnicos

Tamanho: Aproximadamente 15cm

Peso: 22 a 32g

Longevidade: Em média 10 anos 

Nível de Ruídos: Baixo

Capacidade de Fala: Baixa

Diferença Sexual: A narina do macho é maior e possui 

Postura: 4 a 8 ovos

Tempo de incubação: 23 a 25 dias

Taxonomia

Classe: Aves 

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Gênero: Melopsittacus

Espécie: Melopsittacus undulatus

Distribuição Geográfica

Quase em todo território Australiano.

Hábitos

A reprodução na natureza geralmente ocorre entre junho e setembro, no norte da Austrália, e entre agosto e janeiro, no sul. Eles demonstram sinais de afeição entre si ao alimentarem uns aos outros. Para isso, eles primeiro comem a comida e logo depois a regurgitam no bico do outro. As superpopulações aparecem quando há um aumento de disponibilidade de água. Seus ninhos são feitos em buracos de árvores, postes ou troncos caídos no chão. 

A maior parte das espécies de papagaios necessitam de uma árvore oca para se reproduzirem. Devido a este comportamento natural, os periquitos reproduzem-se mais facilmente em um ninho de tamanho razoável. Os ovos geralmente têm de 1 a 2 centímetros de comprimento e são branco-perolados. As fêmeas da espécie podem colocar ovos mesmo quando não há um macho, mas estes não são fertilizados, portanto não eclodem. A postura de ovos ocorrem em dias alternados. Logo após o primeiro ser posto, pode levar de 2 a 3 dias para o próximo.

Dieta

Os periquitos-australianos alimentam-se quase exclusivamente de sementes de gramíneas, quando em estado natural. São de hábitos diurnos, já que de dia buscam comida para alimentar seus filhotes, e de noite descansam, sendo muito importante para eles dormir, pois se não fizeram isto de uma forma correcta poderá ocasionar vários problemas de saúde, principalmente quando domesticados. Em cativeiro, a dieta é complementada com verdurasfrutas, farinhadas e outros complementos alimentares. Verduras que comem: chicória molhada, espinafre; Frutas que comem: bananalaranja. Recomenda-se não dar em hipótese alguma abacate e semente de maçã, pois contém substâncias nocivas para a saúde dos periquitos-australianos.

Recintos

Para saber qual o espaço ideal para a ave, deve-se levar em consideração os seguintes critérios:

• Espaço amplo que abrigue além da ave, seus objetos (potes, poleiros e brinquedos) e permita o trânsito entre os poleiros sem obstáculos.

• Possuir portas amplas, principalmente se a ave for mansa, facilitando a retirada da gaiola

• Ser funcional no processo de limpeza e manutenção e que não apresente riscos de fuga.

Medidas ideais: *Gaiola: Larg 65 x Prof 60 x Alt 1,80 / * Viveiro: Larg 2,00 x Prof 0,80 x Alt 0,80. Deve ser de aço e em formato retangular (para que a ave reconheça o espaço), ter recebido tratamento anti-ferrugem, e serem pintadas com tintas de alta resistência (processo eletrostático), para não lascarem com facilidade. Deve conter bandejas aparadoras de sujeira nas laterais, bandejas de limpeza bem abaixo das grelhas para manter a ave longe dos excrementos, evitando a contaminação. Os poleiros devem possuir espessura compatível ao tamanho do pé da ave, ou seja, ao subir no poleiro, a ave não pode fechar o pé totalmente, nem deixá-lo muito aberto. 

As informações contidas nesse guia não dispensam os cuidados veterinários!

Todos os direitos reservados a PET SAFARI, vedado a reprodução total ou parcial dessas informações sem a expressa autorização dos seus idealizadores.

bottom of page