top of page

Turaco Leucotis

Características

Ao contrário do que acontece com a maior parte das aves, as cores do turaco devem-se a pigmentos existentes na plumagem, e não à refração da luz. São muito barulhentos e curiosos. Possui uma grande facilidade para trepar, habilidade que exercita ainda antes de saber voar. Possuem dois dedos voltados para a frente e dois voltados para trás. Durante o ritual de acasalamento, o macho faz tudo para impressionar a fêmea, chegando mesmo a oferecer-lhe alimento.

Dados Técnicos

Tamanho: Aproximadamente 43cm

Peso: 200 a 310g

Longevidade: Em média 15 anos

Nível de Ruído: Médio. Em determinados períodos do dia.

Capacidade de Fala: Não possui.

Maturidade Sexual: A partir de 2 anos

Diferença Sexual: Não possui. Detectável apenas com o exame de DNA

Postura: 2 a 3 ovos

Tempo de incubação: 26 dias. Os filhotes são alimentados por ambos.

Estatuto de conservação: Apêndice II da CITES.

Taxonomia

Classe: Aves

Ordem: Cuculiformes

Família: Musophagidae

Gênero: Tauraco

Espécie: Tauraco leucotis

Distribuição Geográfica

Terras altas de África; Etiópia, Eritreia e extremo Sudão.

Hábitos

​Espécie sedentária e territorial. Ambos os elementos do casal defendem o território. Alimenta-se sobretudo de frutos e bagas. E vive sobretudo na copa das árvores, raramente descendo ao solo.

Espécie monogâmica. Tal como noutras espécies de turaco, o ninho é escondido na folhagem densa e construído com raminhos. Ambos os elementos do casal incubam os ovos e cuidam das crias nos primeiros tempos de vida. Os juvenis começam a voar perto dos 26 dias de idade.

Dieta

O sistema digestivo do tucano é extremamente curto, o que explica sua base alimentar. As frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal. Os tucanos necessitam de um nível protéico em sua dieta, o qual pode alcançar, oferecendo a ave, larvas de insetos e ovos cozidos. Importante oferecer o ovo com a casca, pois é uma rica fonte de cálcio.

Recintos

Para saber qual o espaço ideal para a ave, deve-se levar em consideração os seguintes critérios:

 • Espaço amplo que abrigue além da ave, seus objetos (potes, poleiros e brinquedos) e permita o trânsito entre os poleiros sem obstáculos.

 • Possuir portas amplas, principalmente se a ave for mansa, facilitando a retirada da gaiola.

Medidas ideais: *Gaiola: Larg 85 x Prof 60 x Alt 2,00 / * Viveiro: Larg 6,00 x Prof 3,00 x Alt 3,00. Deve ser de aço e em formato retangular (para que a ave reconheça o espaço), ter recebido tratamento anti-ferrugem, e serem pintadas com tintas de alta resistência (processo eletrostático), para não lascarem com facilidade. Deve conter bandejas aparadoras de sujeira nas laterais, bandejas de limpeza bem abaixo das grelhas para manter a ave longe dos excrementos, evitando a contaminação. Os poleiros devem possuir espessura compatível ao tamanho do pé da ave, ou seja, ao subir no poleiro, a ave não pode fechar o pé totalmente, nem deixá-lo muito aberto. Poleiros lixa unhas são importantes para manter a unha e bicos aparados e ajuda na prevenção de artrite. Assegure-se que nenhum objeto da gaiola contenha chumbo, pois podem causar graves problemas de saúde se ingeridos. 

As informações contidas nesse guia não dispensam os cuidados veterinários!

Todos os direitos reservados a PET SAFARI, vedado a reprodução total ou parcial dessas informações sem a expressa autorização dos seus idealizadores.

bottom of page